Publicado em Toronto, Vivências em Dublin e arredores

Ecos de Toronto

Ecos de Toronto Nesse final de semana a Revista Etc&Tal de Toronto, promoveu uma festa em homenagem as mulheres. Nessa festa várias mulheres foram homenageadas, escolhidas pela comunidade brasileira que se manifestou de várias maneiras pela mídia e internet. Isa Mello escreveu esse artigo na sua revista:

 

Viver sem tempos mortos

“Assim, dessa forma, sem tempos nulos vivem a maioria das mulheres nos dias atuais. A frase título , imortalizada pela filósofa francesa, Simone de Bouvoir, símbolo do feminismo e da mudança de comportamento, soou como um recado às mulheres de sua geração. Elas foram à luta. O dia internacional da mulher lembra as russas que enfrentaram os empresários por falta de condições justas e igualitárias no início do século XX. Foi difícil e os desafios contra um mundo machista ainda existem. Mas, elas fizeram história. Cada qual em sua área fazendo melhor, graças à sua atençãoo aos detalhes e à famosa intuiçãoo, atributo de um sexo cada vez menos frágil. Podemos escrever enciclopédias, “best sellers”, com histórias de mulheres bem sucedidas. Muitas delas nem pensam em derrubar barreiras, simplesmente fazem, como a médica Zilda Arms, que ajudou a extinguir a desnutriçãoo infantil no Brasil, ou a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que tenta diminuir o índice de obesidade nas crianças de seu país. Também no campo político, destaques para a Prefeita de Mississauga, de 93 anos, Hazel McCalion e para a Primeira Ministra de Ontário, Kathleen Wvnne, duas mulheres de vanguarda no poder.

 

As mulheres imigrantes também são um exemplo de coragem e vitória. Em nossa comunidade de língua portuguesa temos grandes exemplos, lembrados pelo público, através de sondagem feita pela etc&tal magazine. Destaques para nomes como a esposa do ex Consul Geral do Brasil em Toronto, Solange Escosteguy, a empresaria Angela Mesquita, a cantora Cibelle, a proprietária do restaurante Brazilian Star, Marcia Neves, a brasileira Gislaine Martins, eleita como a mais elegante de 2013 em eleição feita pela etc&tal, a empresaria Arilda de Oliveira, organizadora do Brazil Fest, eleito pelo público como o melhor festival brasileiro de Toronto e a garota etc&tal Stefany Santos, escolhida pelos leitores e pelo fotógrafo Maurício Gimenez. Para fechar a lista, um destaque especial para Angie Machado, que realiza há anos campanhas em prol da luta contra o câncer. Vale lembrar que na Festa das “Ladies” desse ano, promovida pela etc&tal, certificados de reconhecimento serão entregues para todas essas campeãs. A etc&tal magazine parabeniza essas mulheres e tantas outras que fazem de cada dia do ano o seu dia.”

 

Me senti muito honrada e com um sorriso nos lábios por ser lembrada por essa comunidade que foi tão generosa comigo e com a qual apreendi tanto. De Dublin, agradeço o carinho e sinto não haver participado dessa festa e recebido pessoalmente meu certificado, reconhecimento de um período extremamento frutífero e prazeiro que tivemos ,eu e Afonso, em Toronto.

Obrigada Isa Mello e parabéns pelo trabalho que vem realizando. Estou esperando pelo livro de culinária infantil que esta saindo.

Autor:

Visual artist and cultural activist

Um comentário em “Ecos de Toronto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s