Publicado em Café com Letras

Programa do Brazil Film Fest

“É tempo, uma vez mais, do Brazil Film Fest em Toronto. Na sua 5ª. Edição o Festival nos mima com um bom número de filmes bem variados e de alta qualidade. Com efeito, é surpreendente ver como a quantidade da produção e a qualidade do acabamento profissional continuam a avançar na indústria do cinema no Brasil.

Filmes, como as demais formas de arte, foram sempre essenciais para que pudéssemos, os brasileiros, decifrar e entender nossa identidade. O cinema brasileiro tem sido também responsável pela projeção de nossa cultura e modo de viver no mundo em que pertencemos. Este tempo de intensa creatividade e de muito trabalho na indústria brasileira de cinema nos remete, por muitas razões, aos anos 50 e 60 quando a música se tornou ícone da alma e do coração do Brasil.

E o que veremos nos filmes brasileiros é um povo extremamente confiante e que se orgulha de sua diversidade e condição de ser uma Nação com uma cultura.”

Afonso Cardoso, Consul-Geral do Brasil em Toronto

Brazil Film Fest

De 27 a 30 de Outubro, 2011.

A noite de abertura será no TIFF Bell Lightbox e todas os outros filmes serão exibidos no Royal, no 608 da College Street, no coração da Little Italy. As legendas são em inglês.

Gostaríamos de convidá-lo a experimentar um pouco do Brasil através de melhor do seu cinema, de 27 a 30 de outubro. Nossos co-apresentadores são NOW Magazine, Inside Out Toronto LGBT Film & Video Festival, Brazuca, Lula Music & Arts Centre, Toronto e aluCine Latin Film + Media Arts Festival. Participação de DJ Seduce, direto do Arizona.

Para obter informações sobre trailers, horários e ingressos, por favor visite nossa página no http://www.brazilfilmfest.net. Veja abaixo a nossa lista de filmes pare este ano:

FILMES

NOW Magazine apresenta: Ó Paí, Ó
Direção: Monique Gardenberg

2007 //96 min. // Comédia // Musical // Drama // Legendas em inglês.

Exibição: 27 de outubro | Quinta | 19h | TIFF Bell Lighbox

A vida dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho, no coração de Salvador, no último dia de carnaval. Entre a falta de dinheiro e o desejo de se divertir, eles sobrevivem à custa de muita criatividade, ironia, sensualidade e música. Adaptação da peça homônima do grupo de teatro Olodum.

Elenco: Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura, Stênio Garcia, Luciana Souza, Emanuelle Araújo.

Malu de Bicicleta
Direção: Flávio Tambellini

2010 // 90 min. // Romance // Legendas em inglês.

Exibição: 28 de outubro | Sexta | 19h | The Royal

Adaptação do romance de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2004, que conta a história de Luis, um conquistador que se apaixona perdidamente por Malu. Mas ele mora em São Paulo e ela, no Rio. É essa distância entre os dois que começa a enlouquecer Luis. Tomado pelo ciúmes, ele passa a desconfiar que Malu o traiu e acaba encontrando em Sueli uma forma de se vingar.

Elenco: Marjorie Estiano, Fernanda de Freitas, Marcelo Serrado, Maria Manuela.

Trampolim do Forte
Direção: Joao Rodrigo Mattos

Co-apresentado pelo Toronto Portuguese Film Festival.

2010 // 90 min. // Drama // Legendas em inglês.

Exibição: 28 de outubro | Sexta | 21h | The Royal

O Trampolim do Forte da praia do Porto da Barra é o ponto de encontro das crianças conhecidas como saltadoras. Entre elas estão Déo e Felizardo, grandes amigos que também fazem dos saltos do Trampolim sua válvula de escape. A vida de trabalho nas ruas não é fácil, e Felizardo, de 10 anos de idade, precisa vender seus picolés para ajudar a mãe e a igreja. É num desses dias difíceis que ele cruza com Fuleirinho e sua turma. Entre os sonhos de criança e as surpresas do mundo adulto, Felizardo encontra-se na encruzilhada entre o bem e o mal e precisa tomar suas próprias decisões.

Elenco: Luis Miranda, Marcélia Cartaxo, Jéssica Duarte, Zéu Britto, Diego Oliveira.

5x Favela, Agora por Nós Mesmos
Direção: Cacau Amaral, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra, Manaira Carneiro, Rodrigo Felha, Wagner Novais, Luciano Vidigal.

Co-apresentado por BRAZUCA.

2010 // 96 min. // Drama // Legendas em inglês.

Exibição: 29 de outubro | Sábado | 19h | The Royal

Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme “Cinco Vezes Favela”. Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges eram aqueles jovens que tornaram o filme um marco do cinema moderno brasileiro e um dos fundadores do Cinema Novo. Passadas quatro décadas, “Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos” reúne dessa vez jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros. O projeto apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

Elenco: Luis Miranda, Marcélia Cartaxo, Jéssica Duarte, Zéu Britto, Diego Oliveira, Rui Guerra.

Como Esquecer
Direção: Malu de Martino

Co-apresentado por Inside Out Toronto LGBT Film and Video Festival.

2010 // 100 min. // Drama // Legendas em inglês.

Exibição: 29 de outubro | Sábado | 21h15 | The Royal

Júlia (Ana Paula Arosio) é uma professora de literatura inglesa que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Uma trama instigante que fala de pessoas comuns enfrentando os desafios de superar as dores do passado e buscando uma nova chance de encontrar a felicidade.

Elenco: Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, Natália Lage, Arieta Corrêa, Bianca Comparato.

Além da Estrada
Direção: Charly Braun

Co-apresentado por aluCine Toronto Latin Film + Arts Media Festival.

2010 // 85 min. // Drama // Legendas em inglês.

Exibição: 30 de outubro | Domingo | 20h15 | The Royal

A jornada de Santiago, um argentino de 30 anos que viaja ao Uruguai em busca de um terreno herdado dos pais, mortos tragicamente num acidente alguns anos antes. Chegando a Montevidéu, ele conhece por acaso Juliette, uma jovem belga que veio ao país em busca de um antigo amor. Ele oferece a ela uma carona. No caminho, eles desenvolvem uma relação de crescente afeto. Ao chegarem a Punta del Este, porém, o mundo de Santiago torna-se um obstáculo ao casal.

Elenco: Hugo Arias, Naomi Campbell, Esteban Feune de Colombi, Guilhermina Guinle.

DOCUMENTÁRIOS

Memórias do Recôncavo: Besouro e Outros Capoeiras
Direção: Pedro Abib

Co-apresentado por Axé Capoeira e Hot Docs.

2008 // 60 min. // Documentário // Legendas em inglês.

Exibição: 29 de outubro | Sábado | 17h | The Royal

Documentário que aborda a capoeira e suas histórias num dos prováveis locais de seu surgimento no Brasil: o Recôncavo Baiano. A partir de depoimentos de antigos capoeiras moradores da região e também de estudiosos e pesquisadores, busca-se reconstruir a memória sobre fatos e personagens envolvidos com essa importante manifestação da cultura afro-brasileira, trazendo ainda um rico acervo de imagens de arquivo. O filme também busca reconstruir a história de um famoso personagem da região e um ícone da capoeira: o lendário Besouro Mangangá.

Gisele Omindarewá
Direção: Clarice E. Peixoto

Co-apresentado por aluCine Toronto Latin Film + Arts Media Festival.

2009 // 71 min. // Documentário // Legendas em inglês.

Exibição: 30 de outubro | Domingo | 16h | The Royal

Gisèle Omindarewá é francesa e mãe de santo no candomblé do Rio de Janeiro. Oriunda da burguesia parisiense (pai militar e professor, mãe concertista), ela vive há muitos anos na Baixada Fluminense (RJ). O filme procura reconstituir a sua trajetória através das lembranças de sua infância e juventude, de sua participação na resistência francesa ao lado do pai, de sua vida africana como mulher de diplomata, da sua iniciação no candomblé nos anos 1960 e, principalmente, da sua atuação como mãe de santo. São momentos de sua história individual que se cruza com a vida coletiva no terreiro de Santa Cruz da Serra/RJ.

Nana Caymmi em Rio Sonata
Direção: Georges Gachot

Co-apresentado por Lula Music & Arts Centre.

2010 // 85 min. // Documentário // Legendas em inglês.

Exibição: 30 de outubro | Domingo | 18h | The Royal

Nana Caymmi vem de uma extensa herança musical. É filha de Dorival Caymmi, ex-mulher de Gilberto Gil, musa de Milton Nascimento e amiga de infância de Nelson Freire. Vista como uma das maiores cantoras do Brasil, foi citada pelo jornalista Roberto Moura como “a cantora entre as cantoras”. Um filme dedicado a ela e ao seu papel na música brasileira dos últimos 50 anos.

Elenco: Maria Bethânia, Erasmo Carlos, Dori Caymmi, Dorival Caymmi, Nana Caymmi, João Donato, Gilberto Gil, Tom Jobim¹, Milton Nascimento, Mart’nália, Sueli Costa, Miúcha.

==

Onde ver o 5º Brazil Film Fest:

A noite de abertura no TIFF Bell Lightbox, dia 27 de outubro – 7 da noite.

Reitman Square, 350 King Street West, Toronto

TTC: St Andrew Station.

Outros filmes no Royal, de 28 a 30 de outubro.

608 College, perto da Clinton, cinco quarteirões a oeste de Bathurst, no coração da Little Italy.

TTC: College ou Queen´s Park.

Bilheteria:

Ingressos (imposto incluido)

• Geral $ 10,00.

• Parcerias especiais, Estudantes e Idosos: $ 8,00.

• Festival Pass (inclui todos os 9 filmes): $ 65.

Ingressos a venda pelo telefone: ‪‪‪‪‪‪1-888-222-6608

Ou

Ticketweb: www.ticketweb.ca

Autor:

Visual artist and cultural activist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s