Publicado em Toronto

Visita a Universidade de Western Ontario

Visitar a Universidade Western de Ontario foi um enorme prazer. A simpática cidade de London possui cerca de 350.000 habitantes e para termos uma idéia das dimensões, a Universidade tem mais de 30.000 alunos. Proporcionalmente chega a ser maior que a Universidade de Toronto.

É um lindo e organizado campus onde os alunos circulam o tempo todo de um prédio ao outro, dando um colorido informal aos austeros edifícios e à paisagem branca do inverno.

Ted Hewitt, Vice presidente de Relações Internacionais e renomado “brazilianist” foi o organizador impecável da visita. Nosso Consul, palestrante convidado, falou sobre as conquistas brasileiras e seus novos desafios. O contacto com os professores e a comunidade brasileira foi uma oportunidade de trocas de experiências entre os dois países.

Dentro do Campus também se encontra um hospital não só para atendimento, mas também de pesquisa. Podemos inclusive encontrar professores e pesquisadores brasileiros buscando, por exemplo, soluções para o mal de Alzheimer.

Mas meu maior privilégio foi ter uma visita guiada ao departamento de Arte da Universidade.

Bridget Elliot, diretora que deixa o cargo para Joy James e Andres Villar, Ph.D estudante especializado em Arte na America Latina foram meus guias.

Com enorme gentileza me abriram as diversas portas dos espaços da criatividade. Eu, como artista autodidata, fiquei com uma pontinha de inveja , mas feliz de ver como o ensino de arte evoluiu.

No meu tempo, nas universidades, só se estudava arte acadêmica. Ali, os grandes espaços e a oferta de materiais são um convite a criatividade e novas pesquisas. Cada aluno tem seu canto para trabalhar com os mais diversos materiais e técnicas.

O Campus tem uma bela galeria de arte que expõe sempre artistas convidados. Os alunos tem oportunidade de conviver com artistas consagrados e participam desde o layout dos convites, divulgação e até a montagem da exposição. Parte importante e tantas vezes esquecida do trabalho do artista. Beleza! Mais fotos na galeria abaixo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Autor:

Visual artist and cultural activist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s